Um cidadão alforriado tirava de seu pequeno pedaço de terra colheitas mais abundantes do que as de seus vizinhos. Eles, que possuíam terremos bem mais amplos, não conseguiam tirar nem a metade daquilo que o alforriado colhia e viviam atormentados pela inveja. Assim sendo, terminaram acusando o alforriado de fazer passes de mágica e atrair as colheitas para seu campo.
Então o alforriado foi intimado a comparecer perante a justiça de Roma. Temendo ser condenado, ele foi ao fórum com sua junta de bois em perfeita forma, seus instrumentos agrícolas com as relhas do arado e todas as duas ferramentas de trabalho.
– Romanos – disse ele – , estes são os meus feitiços…pois não posso mostrar a vocês nem trazer até aqui meus cansaços, minhas noites não dormidas e meus suores.
Ele foi absolvido por unanimidade e pôde retomar seu trabalho, tranquilamente.
Plínio, o velho.
Discutindo: O trabalho dos homens e sua vontade são os maiores “passes de mágica”. Eles são capazes dos milagres mais espantosos! Vemos aqui que o trabalho é um valor supremo. Será que, em nossas sociedades ocidentais, ele conservou o mesmo valor? O sucesso está sempre ligado ao trabalho realizado? Se desvalorizamos a noção de trabalho, quais serão as suas consequências?
Beijos Beijos
Que bacana esse conto, Helen! Realmente, é de se pensar mesmo. ^^
Beijo!
http://www.coresdovicio.com.br
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom que gostou amada!
beijos
CurtirCurtir
Que legal adorei esse conto amiga muito bom.
Beijos
Jana Makes Esmaltes e Cia
Instagram
Facebook
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom amiga!
Beijos
CurtirCurtir
Não sei de que data é esse texto, mas totalmente atual… Podemos observar hoje em dia, em vez da palavra bruxaria, as pessoas apelidando seu esforco e dedicação de sorte!
Bjo enorme querida boa semana :*
https://festadasunhas.blogspot.com.br
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito mesmo, tem coisas que são atemporais.
Super beijo!
CurtirCurtir
Adorei Helen!! Pode postar mais que eu super curto!!! =)
Bjukas!
Unhas&Tudo ♥
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ah fico feliz em saber!
beijos
CurtirCurtir