Conto: A espada de Dâmocles

MDH 6

Dionísio, o Ancião, tirano de Siracusa, organizada festas extraordinárias. Ele ostentava suas riquezas e sua força perante a nobreza do país. Um de seus cortesões, Dâmocles, impressionado com tanto luxo, disse-lhe, um dia, o quanto ele o invejava por ser tão rico e tão poderoso.

– Pois bem. Como você acha tudo isso invejável – retorquiu o tirano -, está disposto a experimentar um pouco e a ver com seus olhos qual é a minha sorte?

Dâmocles, um pouco embriagado, aceitou com alegria. Então, puseram-no num trono de ouro cravado de pedras preciosas, envolveram-no com todos os luxos do rei, banharam-no em perfumes e músicas e serviram as iguarias mais saborosas…Dâmocles nadava em felicidade. No entanto, de repente, quando levantou os olhos, viu que Dionísio havia mandado colocar uma espada afiada acima de sua cabeça, sustentada apenas por um fio de crina de cavalo. Naquele mesmo instante, seus olhos não viram mais o sabor dos quitutes, dos perfumes e da música…

– Então – disse-lhe o tirano – você viu qual é a minha sorte. Está satisfeito?

– Sim – sussurrou  o cortesão.

E correu para deixar aquele palácio tão pouco invejável. Aquele que vive sempre mergulhado no medo não pode deliciar-se com o menor dos prazeres.

Segundo o poeta latino Horácio (Século 1º antes de nossa era)

Filosofando: Se alguém quer o poder, é necessário também aceitar suas consequências. Dâmocles não as aceita de prefere abandonar o lugar… Mas Dionísio, não. Ele as aceita porque reassume o seu papel. O que é que tanto o atrai no exercício do poder? Por que o poder fascina algumas pessoas a ponto de elas sacrificarem tudo por seus encantos?

Beijos Beijos

Anúncios

2 comentários sobre “Conto: A espada de Dâmocles

  1. Bia Perez disse:

    Poder é o que muitos querem, e quando tem não sabem o que fazer com ela… ou a usam para o mal. Escolho ter sabedoria. Oi… Isto não é propriamente um comentário… queria que soubesse que aprecio muito o seu blog e o acompanho também. Por isso indiquei ele pra receber o PRÊMIO VERSATILE BLOGGER AWARD, da uma olhadinha lá quando puder…Muito sucesso! Abraços!
    http://oterceiroato.com/2018/04/29/premio-versatile-blogger-award-para-blogs-e-blogueiros/.

    Curtido por 1 pessoa

Comenta ai amada! Volte sempre que puder!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s