Reforma do Ensino Médio: Avanço ou Retrocesso?

Bom hoje não vim aqui contar sobre algo que usei ou assisti, vim falar de algumas decisões tomadas pelo o Governo Federal que podem, ou melhor dizendo, com certeza vão levar nosso país para o buraco. Vou tentar falar sobre o assunto sem me exaltar muito, o que estou achando bem difícil de acontecer mas vamos lá.

reforma-no-ensino-medio

Falando de forma resumida (vou deixar alguns links para pesquisa no final), esse novo ensino médio propõe é uma “flexibilidade” no ensino dos nossos jovens, como diz o próprio governo:

A reforma do ensino médio é uma mudança na estrutura do sistema atual do ensino médio. Trata-se de um instrumento fundamental para a melhoria da educação no país. Ao propor a flexibilização da grade curricular, o novo modelo permitirá que o estudante escolha a área de conhecimento para aprofundar seus estudos. A nova estrutura terá uma parte que será comum e obrigatória a todas as escolas (Base Nacional Comum Curricular) e outra parte flexível. Com isso, o ensino médio aproximará ainda mais a escola da realidade dos estudantes à luz das novas demandas profissionais do mercado de trabalho. E, sobretudo, permitirá que cada um siga o caminho de suas vocações e sonhos, seja para seguir os estudos no nível superior, seja para entrar no mundo do trabalho.

De cara tenho alguns coisas para pontuar. Primeiro: como se pretende melhorar a educação de um país onde se nega (na minha opinião) acesso a essa educação? Ao meu ver isso não é possível. Segundo: Quando digo negar, é sobre o direito de “escolha” que o nosso governo esta dizendo que estará dando aos jovens. É uma ingenuidade imensa te falar que tem o poder de escolher o que quer estudar, onde na verdade ele esta lhe tirando o direito a conhecimento.

Porque estou dizendo isso? Pensa comigo uma coisa.

  • Se lembra dos seus 15 anos? Acha mesmo que estava apto o bastante para escolher o que queria estudar? E mais, acha que seria a pessoa que é hoje se isso lhe tivesse sido possível? Teria a profissão ou trabalho que tem hoje? O que era importante pra você nesta época?

Depois de responder todas essas perguntas pense em outras coisas.

  • Gosta de como esta o lugar onde vive hoje? O que pensa sobre o Brasil em termos econômicos, infraestruturais, sociais e políticos? Esta satisfeito sobre tudo isso?

É pensando em tudo isso, e também com a experiência de 10 anos trabalhando na educação, que sou totalmente contra a essa reforma, isso que estou deixando de falar sobre outros aspectos aqui, que dariam um livro, mas vou deixar assim e esperar uma outra ocasião para tocar no assunto.

No site do Portal da Educação você pode ver mais informações e tirar suas próprias conclusões. Como também no Politize e Brasil Escola. Esses são apenas alguns você pode ver muitas outras coisas e opiniões sobre o assunto pesquisando na internet.

Beijos Beijos

Anúncios

14 comentários sobre “Reforma do Ensino Médio: Avanço ou Retrocesso?

  1. Tina Siqueira disse:

    Ei Helen. Infelizmente o Brasil está com vários defeitos. Com relação a educação, acredito que deveria ser integral, oferecendo além das aulas em sala de aula, práticas esportivas, dança e música. Também é necessário valorizar o professor e o governo deveria pagar cursos de especializações. Tem que investir em educação, cuidar do futuro das crianças e adolescentes, para que assim tenha menos pessoas no caminho da criminalidade e violência. Bjos
    IG: @tina.siqueira

    Curtido por 1 pessoa

  2. Aline disse:

    Realmente, é um assunto muito polêmico e que exige bastante reflexão. De fato, não sei se a maioria dos nossos jovens teria condições de “escolher” o que estudar, mas também acho que algumas aptidões são deixadas de lado em prol desse currículo atual que temos. Vou ler os links q vc colocou aí pra entender melhor o assunto!
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  3. Simone Bispo disse:

    Essa reforma tem tudo pra ser algo que nos leve ainda mais para trás! Mas claro que rende muita conversa, principalmente entre os educadores.

    Adorei os pontos que tu levantou, nos fazem refletir sobre o futuro que estamos deixando para crianças e jovens.

    Curtido por 1 pessoa

Comenta ai amada! Volte sempre que puder!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s